Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Os símbolos católicos - Continuação

Os símbolos católicos
Desde os primeiros tempos, o conceito de simbolismo tem aparecido em todas as culturas humanas, na estrutura social e no sistema religioso. Os sinais e os símbolos desempenham um papel vital em todas as religiões do mundo como objeto sobre o qual os pensamentos e as orações podem ser focalizados.




Símbolos são como pontos de um caminho através do mundo espiritual, eles agem como emblemas da fé, ferramentas de ensino e auxiliam no caminho para uma compreensão das filosofias complexas.
                                                      
CRUCIFIXO  
                 
                                    

O crucifixo é uma cruz com a figura do corpo de Jesus Cristo a ela ligada. Este é um símbolo muito comum católico. é colocado sobre ou acima do altar onde se celebra a Eucaristia.

Um crucifixo, muitas vezes tem as letras INRI escritos na parte superior.

Essas letras são a abreviação de uma expressão latina que se traduz como "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus ".

Estas são as palavras com que Pôncio Pilatos, governador romano da Judeia, mandou escrever sobre a cruz na qual Jesus Cristo foi crucificado.

Um crucifixo é um símbolo de sacrifício.

                                                        
ALFA E OMEGA

                                                                 

Estas são as primeira e última letra do alfabeto grego.
No livro do Apocalipse 22:13, Cristo se refere a si mesmo como o Alfa e o Ômega, que é o primeiro e o último.
Cristo é o princípio e o fim de toda a criação. Os símbolos Alfa e o Ômega são usados em vários momentos do ano litúrgico da Igreja.


                                                           
O SAGRADO CORAÇÃO


                                                                    

O Sagrado Coração é um símbolo do amor de Jesus por toda a humanidade. O coração é um símbolo do amor. Quando retratado como o Sagrado Coração de Jesus é mostrado como perfurado com uma cruz e os espinhos torcida em torno dele.

Isso mostra a profundidade do amor de Jesus. Ele estava preparado para sofrer e morrer por todas as pessoas. Seu amor é eterno.


                                                               
                                                          
IHS e CHI-RHO




                                            


As letras IHS muitas vezes aparecem nos itens litúrgicos, placas de construção e pedras tumulares e vasos sagrados. IHS é uma forma abreviada da palavra grega para Jesus.

As letras X e P são usados frequentemente como um símbolo de "Cristo". As duas primeiras letras do nome de Cristo, em grego são X e P . No alfabeto grego X é igual a CH e P é igual a R .

Também conhecida como a cruz Chi-Rho, as letras são geralmente inscritas umas sobre outras, às vezes dentro de um círculo se tornando tanto um símbolo cósmico como um símbolo solar.


OS PEIXES


                              

Um dos mais antigos símbolos cristãos era o peixe. Foi usado pelos cristãos para se identificar, muitas vezes em tempos de perseguição. É frequentemente encontrado nas catacumbas romanas, local de reunião secreta, quando os cristãos eram perseguidos pelos romanos por sua fé.

É baseado no acróstico, das letras iniciais das palavras gregas para Jesus Cristo. Para compreender este símbolo você precisa saber qual é o significado da sigla.

A palavra grega para peixe é Ichthus. Este é um acrônimo para Jesus. I esous CH ristos TH EOU U ios S oter - isto se traduz como "Jesus Cristo , Filho de Deus, Salvador ".

Cristo também se referiu aos seus apóstolos como "pescadores de homens", enquanto os pais cristãos chamados de pisculi fiéis (peixes).




A POMBA


                                                       

A pomba é o símbolo do Espírito Santo. Quando Cristo foi batizado por João Batista, uma pomba desceu sobre ele (Mateus 3:16 e Marcos 1:10).

A pomba é por vezes representado com um ramo de oliveira na boca, como um símbolo de paz. Também simboliza a graça de Deus.

Você se lembra a história de Noé, Deus enviou um grande dilúvio e depois a chuva parou, Noé soltou uma pomba para procurar terra firme, ele voltou carregando um ramo de oliveira do Monte das Oliveiras, um símbolo do perdão de Deus.

                                                    

O CORDEIRO


                                                            

Um dos símbolos mais importantes de Cristo é o Cordeiro. Cristo como o Cordeiro de Deus é mencionado em João 1:35-36 e Apocalipse 5:6-14 e, nas palavras da Missa.

A brancura do Cordeiro simboliza a inocência e pureza. Inocentes são frequentemente associados com sacrifício no Antigo Testamento. Cristo, o cordeiro sacrificial, morreu pelos pecados da humanidade.

O cordeiro é às vezes retratado com uma bandeira, símbolo da vitória de Cristo sobre a morte na sua Ressurreição.


FLOR DE LIS


                                                            Fleur De Lis Outline Clip Art

Este é um exemplo de um símbolo de Maria. A brancura e a beleza do lírio é um símbolo da pureza de Maria Imaculada.

O lírio é muitas vezes usado para decorar santuários, capelas ou grutas dedicadas a Maria.


                                                           

                                                          



6 comentários:

  1. lindo lindo, mais você poderia colocar símboloz presentes em igrejas do Brasil, que contam a história do cristianismo em nossas terras! as revoltas em busca da catequização do povo que aqui já morava :) mais vc buscou a importancia de mostrar simbolos maiores!!

    ResponderExcluir
  2. às vezes dentro de um círculo se tornando tanto um símbolo cósmico como um símbolo solar...

    A igreja catolica pede para abolirmos esse tipo de crença.

    Então vc crê na astrologia?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns são textos maravilhosos e de máxima importancia... muitas vezes apenas vemos os símbolos e não sabemos do que se trata!! Obrigada

    ResponderExcluir
  4. se o messias era hebreu como pode se chamar jesus, se no hebraico não existe a letra j....e nome pessoal ainda mais se tratando do filho do criador como podem tre feito essa interpolação ? e por que o papa usa o chapel de um deus pagão babilonico chamado dagon ? e porque no acento papal tem uma cruz invertida? e porque vicarius filli dei a soma no alfabeto romano é 666 ? e porque a contituição da igreja catolica e formado por um general romano chamado contantino e tem como titulo igreja catolica apostolica romana , é essa igreja apostola de roma ..então o papa é um cesar de roma !!!!! sem mais toda simbologia catolica e pagã até a santissima trindade tirado de semiramis ... como pode uma religião ter poder politico e religioso ao mesmo tempo ...não passa da sinagoga de satanás.. abram os os olhos vcs que estão ai .....

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por nos instruir. Nossa Igreja é riquíssima em símbolos que nos lembram como a história e a cultura dos povos estão ligada á nossa religião. Afinal esta é amissão: religarnos com Deus. Muito bom!

    ResponderExcluir

“Todo o conteúdo destes Blog é livre para uso, até porque o Espírito Santo não cobra 'Direitos Autorais' ”