Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de maio de 2013

D. Zeno Saltini




Dom Zeno Saltini (Carpi, 30 agosto 1900 – Grosseto, 15 janeiro 1981) foi um sacerdote italiano, fundador da comunidade Nomadelfia. Inspirado pela Igreja Apostólica retratada nos Atos dos apóstolos, o Pe Zeno resolve fundar após quase 20 séculos uma comunidade cristã autêntica onde todos viviam como irmãos, sem classes sociais, ausência de dinheiro e de qualquer propriedade privada à luz da doutrina evangélica, formando uma única família.
Os princípíos norteadores que regiam a comunidade são:
  1. Atos 2.42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
  2. Atos 2.44 - Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
  3. Atos 2.45 - Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.
  4. Atos 2.46 - perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
  5. Atos 2.47 - louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor a igreja aqueles que se haviam de salvar.
Nomadélfia é para a República Italiana uma associação privada de cidadãos. Do ponto de vista do direito canônico da Igreja Católica é uma freguesia formada por famílias e pessoas solteiras leigas, fundada por Dom Zeno Saltini (1900-1981). Hoje, a comunidade (4 Km2) é vizinha à cidade de Grosseto.
Nomadelfos não são todos os membros da comunidade, mas apenas aqueles que atingiram 21 anos e livremente decidiram aderir ao modo de vida, chamado de "proposta", que aponta para um retorno à "igreja primitiva". Em Nomadélfia não se usa dinheiro e os os nomadelfos que obtém lucros fora da comunidade os depositam nesta que vem depois a distribuir para cada um os bens de que necessita. As pessoas com deficiência e os idosos não são apenas assistidos pela família, mas pela própria comunidade. A educação obrigatória para as crianças é dada por membros da comunidade durante o ano, enquanto os exames anuais são mantidos por estes como 'estudantes privados.